Certificado de Operações Estruturadas - COE

 

O COE (Certificado de Operações Estruturadas) é uma das modalidades de investimento mais novas do Brasil, combinando as melhores características de renda fixa e renda variável.

Investindo em um COE, você tem acesso a operações diferenciadas e inovadoras de modo bastante simples. Nós estruturamos esses investimentos para que você tenha a possibilidade de ganhar com diferentes estratégias de câmbio, juros, ações e índices. E você ainda pode escolher se quer ter exposição ao mercado nacional ou internacional (com ou sem exposição cambial).

Principais Modalidades 

  • Investimento com Valor Nominal Protegido: no vencimento, você recebe no mínimo o valor do principal investido.
  • Investimento com Valor Nominal em Risco: há possibilidade de perda parcial ou total do capital investido.

Normalmente, nós emitimos COEs sem liquidez e com Valor Nominal Protegido. Isso significa que você não pode solicitar o resgate antecipado, mas no vencimento da operação tem o seu patrimônio protegido nos cenários adversos à estratégia de investimento.

Vantagens 

  • Acesso a produtos inovadores. 
  • Oferta de estratégias nos mercados com maior potencial de retorno.
  • Baixo valor exigido para aplicação.
  • Sem taxas ou custos operacionais.

Riscos

Ao investir em um COE, você está sujeito ao risco de crédito de seu emissor.

O investimento em COE não é coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Como investir em COE

Fale com o seu Gerente de Relacionamento para contratar um COE. Se você ainda não é nosso cliente, veja como abrir sua conta.

Antes de investir, leia com atenção os documentos a seguir:

  • Termos e Condições Gerais (TCG): define as regras gerais para os COEs de emissão do Banco Safra. Clique aqui e conheça nossos termos
  • Documento de Informações Essenciais (DIE): define as regras específicas de cada COE. Esse documento prevalece sobre os Termos e Condições Gerais.

Suitability 

É necessário conhecermos o seu perfil de investidor para saber se a operação é adequada para você. Se você deseja contratar uma operação, mas não tem perfil identificado ou a operação é inadequada ao seu perfil, você precisará assinar a Declaração de Ciência de Risco antes de realizar a operação.

Exemplo

Suponha que um investidor aplicou em um COE de valor nominal protegido referenciado no índice Ibovespa, com rentabilidade de 100% do índice, limitada a 20% no período, e prazo de vencimento de vinte meses. O Ibovespa é o principal índice de ações da bolsa brasileira.

Se o valor do índice Ibovespa de fechamento no dia anterior ao vencimento da operação apresentasse variação positiva em relação ao índice inicial estabelecido na contratação do COE, então o investidor ganharia 100% da valorização do índice, mas sua rentabilidade estaria limitada a, no máximo, 20% no período. Se no vencimento da operação a variação fosse negativa, o investidor receberia de volta o capital investido, sem qualquer correção.

exemplo-coe.png

Tributação

Imposto de Renda

Pessoa Física: tributação exclusiva na fonte, conforme tabela regressiva vigente abaixo:

Vencimento Alíquota 
Até 180 dias 22,50%
De 181 dias até 360 dias 20,00%
De 361 dias até 720 dias 17,50%
Superior a 720 dias 15,00%
A tributação incidente sobre as operações de COEs está sujeita a alterações.

 

IOF

Tributação pela tabela regressiva cobrada apenas em eventuais resgates antecipados, realizados em até 29 dias após a data de emissão do COE, conforme Decreto 6.306/07.

 

 

ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO. Antes de investir acesse www.comoinvestir.com.br. A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS. O COE NÃO SE TRATA DE INVESTIMENTO DIRETO NO ATIVO SUBJACENTE. O RECEBIMENTO DOS PAGAMENTOS DO COE ESTÁ SUJEITO AO RISCO DE CRÉDITO DO SEU EMISSOR. O COE NÃO CONTA COM GARANTIA DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS (FGC). LEIA O DOCUMENTO DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS (DIE) ANTES DE APLICAR EM CERTIFICADOS DE OPERAÇÕES ESTRUTURADAS. Este material possui caráter meramente informativo, não constitui recomendações de produtos ou serviços, direcionadas a clientes específicos e não discrimina todos os termos, condições e riscos inerentes ao produto. Ademais, as variáveis e os valores utilizados nesse material são de caráter exemplificativo, não se constituindo, de forma alguma, em promessa de rendimentos, tampouco, garantia ou representação de performance das operações demonstradas. As informações, apesar de confiáveis, não são precisas ou completas, não devendo servir de base exclusiva para qualquer tomada de decisão de investimento, razão pela qual o Banco Safra S.A. aconselha fortemente que o investidor faça uma avaliação independente sobre as operações, levando em consideração sua capacidade financeira e seus objetivos pessoais, principalmente acerca dos possíveis riscos e benefícios que possam decorrer das operações, sem prejuízo de futura análise de adequação do produto ao perfil do cliente a ser, eventualmente, efetuada pelo Banco Safra S.A.. O emitente deste material não é Analista de Valores Mobiliários conforme preceitua a Instrução Normativa nº 483 de 2010 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A distribuição de Certificados de Operações Estruturadas (COE) não implica, por parte dos órgãos reguladores, garantia de veracidade das informações prestadas ou de adequação do certificado à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade do emissor ou da instituição intermediária.