Buscar Buscar
Banners_G_lg.webp

Governança Safra ESG

Compromisso com
resultados sustentáveis

Conheça o que o Safra está fazendo
para atuar com ética e visão de longo prazo

O que é Governança Corporativa?

A governança corporativa em ESG é um sistema que norteia a forma que uma organização alinha os interesses para preservar e otimizar seu valor, contribuindo para a longevidade do negócio.

Há 180 anos, somos orientados pelas melhores práticas de governança. Agimos com visão de longo prazo, identificando riscos e oportunidades ao longo de diversos ciclos econômicos.

Assim, buscamos garantir relações equitativas e recorrentes com nosso público de relacionamento.

Por que a Governança Corporativa é importante para nós?

Processos
transparentes

Ao priorizar a transparência em nossa atuação, fortalecemos a confiança em nossa instituição.

Maior
competitividade

As boas práticas de Governança mostram como competimos no mercado: de maneira ética.

Gestão
mais eficiente

Concentrar esforços na perenidade do negócio torna nossa gestão de recursos mais eficiente.

Redução
de riscos

Com as boas práticas de Governança, reduzimos riscos não previstos nas análises tradicionais.

Quais as boas práticas de Governança do Safra?

Comitês de Governança

Abrir/Fechar

Fundamentais para a excelência das boas práticas de Governança, os comitês auxiliam o Conselho na tomada de decisões mais assertivas e ágeis.

Como os comitês estão estruturados hoje no Safra?

  • Conselho de Administração:
    Define as diretrizes e desafios corporativos e a avaliação de resultados.
     
  • Comitê Estatuário:
    Desenvolve atividades com base nos Regimentos Internos e no estatuto social.
     
  • Comitês Delegados:
    Dão suporte à operação da instituição, como o Comitê de Gerenciamento de Capital, Comitê de Risco e Mercado, Comitê de Governança e outros.
     
  • Comitê de Auditoria:
    Acompanha auditorias internas e externas Reporta-se ao Conselho de Administração.
     
  • Comitê de Produtos:
    Alinha as expectativas de todas as áreas de negócio de um produto
     
  • Comitê de Qualidade:
    Cuida da estratégia de melhoria de nossos produtos e serviços
     
  • Comitê de Riscos:
    Gerencia riscos e avalia o melhor destino para o capital
     
  • Comitê de Condutas:
    Responsável por guiar condutas éticas e receber denúncias de desvios
     
  • Comitê de Remuneração:
    Assessora o Conselho de Administração na política de remuneração dos administradores da Sociedade.
     

Os Comitês de Governança são essenciais, também, para evitar conflito de interesses e abuso de poder, já que as decisões são tomadas por várias pessoas.

Canal de Denúncias

Abrir/Fechar

A ética e transparência nas relações com clientes, fornecedores e colaboradores são princípios fundamentais para o Safra.

Pensando nisso, disponibilizamos canais de comunicação diretos com nosso Compliance.

Qualquer pessoa que reconheça uma situação de desvio ético ou ato que afete a imagem ou reputação de nossa instituição pode informar em um dos canais a seguir:

A denúncia pode ser feita de forma anônima ou identificada. Assim, a confidencialidade e imparcialidade são garantidas.

Novos canais da Ouvidoria

Abrir/Fechar

Além dos canais tradicionais como telefone e formulário eletrônico, nossa Ouvidoria passa a oferecer mais dois canais exclusivos de atendimento: chat e WhatsApp.

Dessa maneira, o cliente pode escolher o meio de contato que mais agrada.

O atendimento nesses canais funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.

Somos o único entre os cinco maiores bancos brasileiros a oferecer atendimento da Ouvidoria por esses canais.

Expansão do atendimento

Abrir/Fechar

Pensando na excelência de nosso atendimento, ampliamos os pontos de contato com nossos clientes. São 617 pontos de atendimento distribuídos em:

  • 110 agências no Brasil
  • 2 agências no exterior
  • 16 postos de câmbio
  • Large Corporate – 12 pontos de atendimento
  • Corporate – 22 pontos de atendimento
  • Middle - 57 pontos de atendimento
  • Small (segmento Empresas) - 173 pontos de atendimento
  • Pessoa Física (segmento Agências) - 182 pontos de atendimento
  • Private Banking – 82 pontos de atendimento
  • Top Advisor – 58 pontos de atendimento

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Abrir/Fechar

Proteger os dados de clientes, colaboradores, ex-colaboradores e fornecedores é fundamental para fortalecermos a confiança em nossa instituição.

Como cumprimos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)?
 

Para clientes, disponibilizamos:

  • Uma página educativa com todos os direitos dos titulares de dados. Para conhecer, clique aqui.
     
  • Um canal de atendimento exclusivo para tirar dúvidas ou denunciar o descumprimento de nossa Política de Privacidade: 
    SAC Banco Safra/Proteção de Dados
    0800 772 5755 - Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) / Proteção de Dados 
    0800 772 4136 - Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais Auditivas e de Fala. 24 Horas por dia.
     

Para colaboradores, oferecemos:  

  • Um treinamento obrigatório sobre LGPD, que deve ser renovado anualmente.
     

Para terceiros:

  • Candidatos em processo seletivo que queiram exercer algum direito podem preencher um formulário com o pedido de atendimento clicando aqui.
     
  • Ex-colaboradores que desejam exercer seus direitos também podem pedir atendimento via Portal do RH externo, clicando aqui.

Se o titular dos dados não encontrar a informação que busca ou deseje esclarecer dúvidas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, pode entrar em contato pelo e-mail dpo@safra.com.br

Política de Proteção de Dados

Abrir/Fechar

Proteger a privacidade de nossos clientes é mais que uma obrigação legal: é nosso compromisso.

Por isso, para cumprirmos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), fornecedores e parceiros comerciais do Conglomerado Safra também devem:

  • cumprir o contrato de confidencialidade NDA (Non Disclosure Agreement)
  • e seguir as principais diretrizes de segurança da informação.

Todas as nossas diretrizes de Proteção de Dados e Segurança da Informação estão disponíveis em nosso site institucional e no formato de e-book. Para acessar o material completo, clique aqui.

Para conhecer nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados, clique aqui.

 

Código de Ética

Abrir/Fechar

Nossos Códigos de Ética têm como objetivo orientar colaboradores, fornecedores e clientes sobre nossos valores, deixando nossa conduta ética evidente.

São 2 documentos:

  • Código de Ética para Fornecedores
  • Código de Ética e Conduta

Para acessar os documentos completos, clique aqui.

Informações de Governança

Tenha acesso a todas as informações referentes a atuação do Grupo Safra clicando aqui.

Imagem Smartphone

Somos parte do Pacto Global da ONU

Fazer a diferença para um desenvolvimento mais sustentável é nosso compromisso.

Por isso, temos orgulho de pertencer à maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

São mais de 15 mil empresas, no país e no exterior, comprometidas a seguir os 10 princípios baseados em Direitos Humanos, Meio Ambiente e Anticorrupção.

Entenda o Pacto Global